A pele saudável mantém o equilíbrio de fluidos e ajuda a regular a temperatura corporal. É muito sensível, pois reconhece o toque mais leve, bem como a dor.

Este órgão exerce um impacto significativo na autoestima do ser humano pois é muito visível. Convidamos você a conhecer mais sobre sua pele, suas funções e os cuidados especiais que ela merece.

O que é a pele?

A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano, é uma barreira forte e semipermeável, projetada para nos proteger de elementos externos que ameaçam nosso corpo.

Generalidades da pele

  • Pesa cerca de 5 a 7% do peso corporal total
  • Abrange quase 2 m² 
  • É úmida, macia, suave e um pouco ácida
  • Seu manto ácido atua como uma barreira protetora contra germes e bactérias
  • Desempenha uma função protetora ou de ‘filtro’ contra os raios solares
  • Sua espessura depende da área. Por exemplo, na sola do pé pode medir cerca de 4 mm e na pálpebra cerca de 0,5 mm
  • Sua cor depende da quantidade de melanina que possui
  • A pele das mulheres é mais suave devido à presença de estrogênio

Funções da pele

Proteção

A pele, que funciona como um filtro, protege nosso corpo da radiação solar e de outros fatores que podem alterar as células do nosso corpo. 

Barreira antimicrobiana

Ajuda como uma barreira protetora que repele substâncias químicas, germes e bactérias que ameaçam nosso corpo.

Percepção

Sendo responsável pelo sentido do tato, a pele possui um grande número de terminações nervosas que são responsáveis ​​pelas sensações, estes alertam sobre fatores externos e enviam mensagens sensoriais ao cérebro.

Termorregulação

É responsável pela manutenção da temperatura corporal através da vasodilatação e vasoconstrição.

Endócrino

Absorve a vitamina D, que vem do sol, e a transforma para que o corpo possa usá-la. 

Depósito

Atua como reservatório de múltiplas substâncias como hormônios e substâncias minerais, gordurosas e orgânicas, entre outras.

Melanogênico

É responsável por dar a cor ou tom ao nosso corpo.

Estrutura da pele

A pele é composta por 3 camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. Abaixo de todas elas está o músculo. Os folículos, glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham vários papéis na função geral deste órgão.

Epiderme

A epiderme ou “cutícula” é a camada mais externa da pele que nos protege contra germes, bactérias e toxinas. É um epitélio plano, poliestratificado e queratinizado com 5 camadas ou estratos: córneo, lúcido, granular, espinhoso e basal.

A estrutura da derme é composta por cinco camadas: córnea, lúcida, granular, espinhosa e basal, sendo suas principais características:

Camada córnea  

É a camada superficial das chamadas células achatadas, não possuem um núcleo e nem organelas. Caracterizada por ser uma membrana celular bem consistente e possui o citoplasma com grande quantidade de queratina.

Camada lúcida 

Sua principal característica é uma cama com células achatadas, eosinófilas, com o núcleo e organela digeridos por enzimas lisossômicas e desapareceram.

As suas fibras de queratina são dispostas de maneira compacta e orientada de forma paralela à superfície da pele.

Camada granular  

Um núcleo central, células poligonais, achatadas e que possuí grande numero de grânulos de querato-hialina (basófilos).

As células também expelem os chamados corpos lamelares, uma substância fosfolipídica relacionada a glicosaminoglicanas, protegendo contra a passagem de qualquer tipo de substância ou líquidos, incluindo a água.

Camada espinhosa 

Caracterizada por células cuboides, poligonais e pouco achatadas, um núcleo central com propagações citoplasmáticas contendo tonofibrilas.

As propagações do núcleo central se unem através de desmossonomas, dando assim a aparência de seu chamado nome, em forma de espinhos.

Camada basal 

Células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que fazem repouso sobre a camada basal, separando também a epiderme da derme. 

Possuem a responsabilidade em realizar a renovação do epitélio utilizando uma atividade mitótica intensa, por esses motivos essa camada também é conhecida e chamada por camada germinativa.

A epideme tem uma espessura variável de 0,1 mm, enquanto nas palmas e solas dos pés é de 1 ou 2 mm. É a camada com maior número de células, pois abriga os Langerhans (sistema imunológico), Merkel (sistema nervoso), melanócitos (pigmento natural) e 90% das células epidérmicas (queratinócitos).

Os queratinócitos têm uma função de renovação constante e são responsáveis ​​pela síntese de queratina.

As células mortas se acumulam na epiderme e são eliminadas natural e periodicamente. Por outro lado, desempenha um papel sensorial muito importante, pois nos permite sentir frio, calor ou umidade. 

Derme

A derme é a camada intermediária da pele. É formado por uma rede de fibras colágenas e elásticas, capilares sanguíneos, nervos, lóbulos de gordura e a base de folículos pilosos e glândulas sudoríparas, além de glândulas sebáceas que produzem sebo ou óleo para lubrificar e proteger.

É formado por duas subcamadas: a superior, ou papilar, é um tecido fino rico em células e vasos, converge em forma de onda com a epiderme e a zona inferior, ou reticular, espessa e profunda, que estabelece uma convergência líquida com a hipoderme.

A derme é responsável por proteger a pele contra golpes. Os principais componentes da derme são o colágeno e a elastina, tecidos conjuntivos que proporcionam força, flexibilidade e uma aparência saudável e jovem à pele.

É rico em vasos sanguíneos que nutrem a epiderme enquanto removem os resíduos. Ele desempenha um papel fundamental na proteção do corpo contra irritantes externos, bem como nutrir as camadas externas da pele por dentro.

Como sua espessura é entre 20 e 30 vezes maior que a da cutícula, essa camada desempenha uma função protetora que defende a pele contra golpes, além de uma função sensitiva, pois existem células e estruturas nervosas que são responsáveis ​​por enviar sinais ao cérebro quando sentimos pressão, calor, frio ou dor.  

Aqui são produzidos fibroblastos, que são responsáveis ​​pela síntese de colágeno, elastina e glicoproteínas. A destruição dessas fibras ocorre à medida que nosso corpo envelhece.

Hipoderme

A hipoderme ou “subcutis” é a camada gordurosa do nosso corpo. Dependendo de sua forma, nossa silhueta é mais ou menos “harmoniosa”. Esta camada também contém células que ajudam a regenerar a pele após a lesão.

A hipoderme é composta por células de gordura. Preserva o calor do corpo e representa a reserva de energia mais importante do corpo, graças ao armazenamento e liberação de ácidos graxos. Atua como um suporte para os nervos, vasos sanguíneos e glândulas sudoríparas.

É formado por células chamadas adipócitos, que se especializam na produção e armazenamento de gorduras e que, quando degeneradas, produzem energia vital.

Nas mulheres, eles se distribuem mais nos quadris e nádegas, enquanto nos homens estão mais concentrados na região do abdômen.

Algumas dicas de proteção para sua pele:

  • Utilizar protetor solar diariamente
  • Utilizar cremes para hidratação
  • Não ficar muito tempo ao sol
  • Utilizar roupas de proteção UV

A Barramundi Brasil faz com que você aproveite o sol com todo o conforto e proteção que você merece, possuímos diversos modelos de roupas de proteção UV que vão fazer a diferença para você.

0